O SAE é o Serviço de Apoio ao Estudante do Cesupa, que tem como finalidade apoiar os alunos durante as suas atividades acadêmicas nos cursos de graduação da instituição a partir de ações para o acolhimento, a integração, a permanência e a participação, alcançando o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem, para que melhor aproveitem as experiências proporcionadas em sua vivência acadêmica..
O NAC é o Núcleo de Acessibilidade e está inserido no SAE, com vistas à implementação de ações pertinentes para uma cultura inclusiva. Tem como finalidade apoiar e favorecer a acessibilidade do estudante com deficiência ou transtornos psicológicos nos termos da lei, matriculado regularmente no Cesupa, em nível arquitetônico, pedagógico, metodológico, comunicacional, instrumental, virtual e atitudinal, com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, inclusos na educação especial..
Os objetivos principais do SAE/NAC são:
- Implementar ações que possam contribuir com o bem-estar dos estudantes na instituição, nos aspectos psicológico, social, acadêmico e profissional;
- Apoiar a definição e a implementação de estratégias que possam minimizar as dificuldades que comprometam ou mesmo impeçam o desenvolvimento acadêmico e pessoal do estudante, interferindo na aprendizagem;
- Oferecer acolhimento e atendimento ou acompanhamento, com base nas teorias e diretrizes que fundamentam a Psicologia Educacional;
- Atender às demandas de estudantes assistidos pelo NAC, definindo e acompanhando, junto ao corpo docente, o desenvolvimento e a implementação de ações pertinentes para uma cultura inclusiva;
- Identificar, apoiar, orientar e acompanhar o estudante que for público-alvo e adepto à política de acessibilidade e inclusão no âmbito do ensino superior, desde o seu ingresso até a conclusão do curso, a partir do recebimento de laudo médico atualizado ou parecer de equipe multiprofissional para fins de acompanhamento e apoio;
- Sensibilizar a comunidade acadêmica em relação à inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação ou transtornos específicos.
FUNCIONAMENTO
O SAE/NAC atende nos campi da instituição, de acordo os horários abaixo:
Campi Alcindo Cacela I (Av. Alcindo Cacela, 1523) e Alcindo Cacela III (Av. Alcindo Cacela, 1416)
Orientadora Pedagógica: Roseane Pantoja
Psicólogo: Igor Guimarães
Contato: (91) 3205-9315
E-mail: igor.guimaraes@cesupa.br
E-mail: sae@cesupa.br
Horário de atendimento: segunda a quarta (10h às 18h); quinta e sexta (08h às 16h).
Campus Alcindo Cacela II (Av. Alcindo Cacela, 980)
Psicóloga: Anne Castro
Contato: (91) 4009-9193
E-mail: anne.cavalcante@cesupa.br
Horário de atendimento: segunda, quarta e sexta (08h às 16h); terça e quinta (13h às 21h).
Campus João Paulo do Valle Mendes (Av. Almirante Barroso, 3775)
Psicóloga: Cristiane Martinez
Contato: (91) 3205-9048
E-mail: cristiane.almeida@cesupa.br
E-mail: sae@cesupa.br
Horário de atendimento: segunda a sexta (08h às 16h).
Campus José Malcher (Av. Gov. José Malcher, 1963)
Psicóloga: Priscila Soares
Contato: (91) 4009-9106
E-mail: priscila.soares@cesupa.br
E-mail: sae@cesupa.br
Horário de atendimento: segunda a sexta (08h às 16h).
Contato: (91) 4009-9184
E-mail: roseane.pantoja@cesupa.br
E-mail: sae@cesupa.br
Horário de atendimento: segunda a sexta (09h às 19h).
Psiquiatra: Heloisa Mello
Horário de atendimento: segunda e quarta (08h30 às 12h). Atendimento agendado conforme avaliação e encaminhamento.
ATIVIDADESAtendimentos Individuais
Proposta: Considerando o aspecto social do aprender, o relacionamento intragrupal e o comportamento do grupo podem ser fatores facilitadores ou dificultadores do processo de aprendizagem. O SAE/NAC propõe intervenções em sala de aula, de caráter reflexivo, auto-avaliativo ou integrador.
Público alvo: Alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do Cesupa.Intervenção em Sala
Proposta: Considerando o aspecto social do aprender, o relacionamento intragrupal e o comportamento do grupo podem ser fatores facilitadores ou dificultadores do processo de aprendizagem. O SAE propõe intervenções em sala de aula, de caráter reflexivo, auto-avaliativo e/ou integrador.
Público alvo: Turmas com dificuldades de relacionamento ou condutas prejudiciais ao aprendizado.Relação Interpessoais
Proposta: Orientar e treinar habilidades cruciais à constituição de uma relação positiva (dizer “não”, lidar com críticas e elogios, dar opinião etc.).
Público alvo: Turmas com dificuldades de relacionamento interno ou com os professores.Planejamento e Estudo Produtivo
Proposta: Auxiliar os alunos a planejarem adequadamente seus horários e atividades e a desenvolverem técnicas de estudo produtivas que contribuam com a eficácia do processo de aprendizagem, através de textos, atividades e orientações pessoais.
Público alvo: Turmas ou grupos de alunos cuja dedicação é superior ao desempenho usualmente obtido.Inclusão e Acessibilidade
Proposta: Promover adaptações aos alunos inclusos no NAC, de acordo com as suas especificidades apresentadas em laudo médico ou laudo neuropsicológico e durante os atendimentos no SAE/NAC.
Público alvo: Alunos inclusos no NAC.Como solicitar atividades?
Qualquer uma das atividades pode ser solicitada por alunos, docentes ou coordenadores de curso, respeitando o público alvo previsto e a agenda de compromissos do SAE.
Estamos sempre à disposição para atendê-lo, mas quando possível, procure agendar previamente.